Alentejo: descubra o que fazer em uma das maiores regiões de Portugal
Quem busca tranquilidade e uma viagem relaxante, vai se apaixonar por Alentejo, uma das maiores regiões de Portugal.

Praça do Giraldo - Évora
Localizada em uma planície imensa, a região de Alentejo tem vilas charmosas, algumas das melhores vinícolas do país e um charme rural que encanta aqueles que buscam paisagens bucólicas. É um lugar perfeito para quem busca entender mais sobre Portugal e, também, para quem pretende tirar a cidadania portuguesa e deseja estabelecer uma conexão mais profunda com a sua nova pátria.
Separe uma taça de vinho e siga a leitura para descobrir o que fazer em Alentejo!
Descubra as principais cidades e vilas para conhecer em Alentejo
Évora: o ponto base da região para a sua viagem no tempo
Comece sua jornada em Évora, um museu a céu aberto reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO. A cidade mantém viva a essência da Portugal antiga, com suas ruas de calçada, paredes caiadas e monumentos históricos que narram histórias de séculos passados.
O Templo Romano, também conhecido como Templo de Diana, é um dos mais bem preservados na Península Ibérica e oferece um vislumbre da influência romana na região.
Além disso, não deixe de visitar a Catedral de Évora, uma mistura grandiosa de estilos arquitetônicos gótico e românico. A Capela dos Ossos, dentro da Igreja de São Francisco, é outra parada obrigatória na região do Alentejo. A capela é famosa por suas paredes decoradas com os ossos de cerca de 5.000 sepulcros de conventos e cemitérios da cidade, refletindo a fragilidade da vida.
Vale ressaltar que Évora é a maior cidade da região e pode servir como ponto base para a sua viagem. Ali se localizam a maioria dos hotéis e hospedagens disponíveis.
Monsaraz e a vinícola Herdade do Esporão
Localizada há cerca de 40 minutos de Évora, Monsaraz recebe uma das mais populares vinícolas portuguesas: Herdade do Esporão. O local é mais um dos pontos imperdíveis para quem visita Alentejo.
A vinícola de Herdade do Esporão também é conhecida pelo azeite de oliva. Com sua construção modernista, tem diversos espaços e programas para encantar o visitante: oferece provas de vinhos e azeites de oliva, aluguel de bicicletas para passeios pela propriedade, piqueniques e muito mais. Todas as possibilidades de enoturismo estão disponíveis no site da vinícola.
Já no vilarejo de Reguengos de Monsaraz, os turistas vão encontrar belos casarios brancos no topo de uma colina. Cercado por uma muralha, o vilarejo tem cerca de 100 habitantes, com uma única rua principal, uma igreja do século XIII e um castelo do século XVI. A visita à vinícola e ao vilarejo podem ser realizadas em um dia.

Elvas: a rainha da fronteira
Assim como Évora, a cidade de Elvas também recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A honra se dá pela conservação do centro histórico da cidade, além de locais como o Forte de Santa Luzia e o Forte da Graça nos seus arredores.
A cidade é conhecida como “A Rainha da Fronteira”, pela divisa com a Espanha e uma história que remete às guerras. Afinal, os prédios citados anteriormente serviam para a defesa de Portugal desde o século XVII.
O patrimônio histórico e militar é complementado pelo religioso. Elvas conta com igrejas, palacetes e conventos de diversos estilos arquitetônicos. As atrações da cidade vão dos castelos às fortalezas abaluartadas.
Alentejo é uma janela para a cidadania portuguesa
Explorar o Alentejo oferece não apenas uma visão turística, mas uma profunda compreensão da identidade portuguesa.
Aprender sobre a sua história, cultura e tradições é fundamental para quem deseja não apenas adquirir a cidadania portuguesa, mas também se integrar e contribuir para este país rico e acolhedor.
O Alentejo, com sua história viva e comunidade vibrante, é um excelente ponto de partida para sua jornada em direção à cidadania. Por lá, o passado e o presente se encontram para criar um futuro que você pode chamar de seu.