Algarve: como chegar e o que fazer na região ao extremo sul de Portugal
Você já sonhou em explorar um lugar onde as praias de areia dourada se encontram com falésias impressionantes e um clima ensolarado durante todo o ano? O Algarve, em Portugal, é esse destino dos sonhos, repleto de paisagens deslumbrantes e uma rica cultura que fascina visitantes de todas as partes do mundo.

Ponta da Piedade - Algarve, Portugal
Se você está se perguntando o que fazer no Algarve para aproveitar ao máximo sua estadia, saiba que você não está sozinho. Neste guia completo, vamos explorar as melhores atividades e atrações que o Algarve tem a oferecer, garantindo que você não perca nada do que torna essa região tão especial.
Vamos juntos desbravar o Algarve, Portugal?
Como chegar à região do Algarve
Chegar ao Algarve é um passeio por si só. A partir de Lisboa ou Porto, você pode optar por voos diretos, trens ou alugar um carro.
De avião: a região conta com o aeroporto de Faro, que recebe voos internos de Portugal – direto de Lisboa leva apenas 50 minutos – e, também, muitas companhias low coast de outros países da Europa.
De trem: uma ótima opção para os viajantes que querem aproveitar o trajeto sem se preocupar com a direção. O Alfa-Pendular faz o percurso em mais ou menos 2 horas e meia, parando em Albufeira, Faro e Tavira. Já o Intercidades demora um pouco mais, cerca de 3 horas até Albufeira, pois faz mais paradas no caminho.
De carro: para nós, essa é a melhor forma para chegar ao Algarve. Com um carro, você pode aproveitar o percurso, parando em pontos antes da região. Além disso, o aluguel do carro vai permitir o deslocamento entre as praias do Algarve com facilidade.
A viagem de carro pela costa é especialmente encantadora, com vistas deslumbrantes que fazem cada quilômetro valer a pena. Ao sair de Lisboa basta pegar a autoestrada A2 que leva direto à Albufeira em 250 km. Depois, no fim da A2, e você muda para a A22, a autoestrada que cruza todo o Algarve.
O que fazer em Algarve, Portugal?
Praias Imperdíveis
Não há dúvidas de que as praias do Algarve são verdadeiros cartões-postais e o grande destaque da região. São cerca de 200 quilômetros de extensão, com areias douradas e praias para todos os gostos.
Na hora de planejar o roteiro, inclua a Praia da Marinha, considerada uma das mais belas da Europa, e a Praia da Rocha, famosa por sua vida noturna vibrante.
As praias entre Lagos e Armação de Pêra têm o visual mais tradicional: com falésias, grutas e cavernas para explorar e acesso por imensas escadarias. Entre as mais bonitas e conhecidas estão a Praia do Camilo e Dona Ana (Lagos), Praia do Carvoeiro, Praia do Vale Centeanes e Praia do Carvalho.
Já na região de Albufeira, as praias possuem faixas de areia maiores para recepcionar os turistas que se aglomeram no auge do verão, mas as falésias são reduzidas.
Atividades ao Ar Livre
Para os amantes da natureza, o Algarve oferece trilhas deslumbrantes, passeios de barco e atividades como surf e paddleboarding. Tudo o que um viajante aventureiro busca se encontra por lá!
O passeio de barco imperdível é pela praia da Ponta da Piedade, com um visual que resume o Algarve. Você irá se deslumbrar com formações calcárias dramáticas e grutas que foram esculpidas pelo mar ao longo dos anos.
Programe-se para fazer o passeio de barco no começo da tarde, assim é possível aproveitar o sol alto. As opções oferecidas incluem a vista panorâmica, mergulho e até visitas de caiaque dentro das cavernas.
Os fãs de trilhas vão se apaixonar pela quantidade de caminhos disponíveis para desbravar. Uma das escolhas mais populares é a Trilha dos Sete Vales Suspensos, com cerca de 6 quilômetros. O caminho costeia o mar, com vistas incríveis que te fazem sentir no paraíso.
Cultura e História
Explorar as cidades históricas de Lagos e Silves é uma viagem no tempo. As ruas de paralelepípedos e os castelos medievais contam histórias fascinantes que vão encantar você.
A Ponta de Sagres, no extremo sul do Algarve, traz o contexto histórico da navegação marítima de Portugal. Por lá, a Fortaleza de Sagres é o símbolo do que por muito tempo foi conhecido como o ponto mais afastado do mundo.
Em Sagres se localizava o último porto de abrigo que os navegantes encontravam antes de se aventurar no Atlântico aberto. Desta forma, a importância da Fortaleza de Sagres transcende a sua função militar. Simboliza a Era dos Descobrimentos e o papel pioneiro de Portugal nas explorações marítimas.
Gastronomia do Algarve
A culinária do Algarve é rica e variada, destacando-se pelos frutos do mar frescos e pratos tradicionais como o cataplana de mariscos e o arroz de lingueirão. A comida tradicional algarvia tem muitos peixes e sabores mediterrânicos, com foco na simplicidade.
Assim como no resto do país, a gastronomia é farta para o visitante se deliciar. Não deixe de experimentar os vinhos locais que harmonizam perfeitamente com as delícias da região.
Já na região das praias, o lanche mais famoso à beira-mar se chama Bola de Berlim, parecido com o sonho no Brasil. Quanto aos famosos doces portuguesas, a dica é buscar aqueles produzidos com ingredientes locais. Os figos são utilizados em compotas e doces, enquanto as amêndoas são apreciadas em sobremesas mais típicas.
Gostou das dicas? Siga acompanhando nosso blog para saber mais sobre os locais mais interessantes de Portugal. E para aproveitar tudo como um cidadão português, fale com a nossa equipe da Porto Cidadania Portuguesa. Solicite um orçamento e dê seu primeiro passo rumo ao reconhecimento da dupla cidadania.