Dicas

Como brasileiros podem ingressar em universidades de Portugal?

Como ingressar em universidades de Portugal

Quando se trata de cursar o ensino superior em outro país muitas dúvidas surgem, principalmente se você ainda está no Brasil. Por esse motivo, a Porto Cidadania Portuguesa preparou esse conteúdo especialmente para responder as perguntas mais frequentes sobre o assunto. Confira:
 

1 - As universidades em Portugal aceitam alunos brasileiros? 


A resposta é sim! Todas as instituições portuguesas de ensino superior aceitam alunos brasileiros. Portanto, pode comemorar! Você pode morar em Portugal para cursar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado. Confira 10 motivos para morar no país.

 

2 - Para graduação, como ingressar em uma universidade em Portugal?


O processo de ingresso nas instituições de ensino superior em terras lusitanas é diferente do que estamos acostumados no Brasil. Mas temos uma boa notícia: em algumas instituições, a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é válida para o processo seletivo. 

Há apenas um curso em que a nota do ENEM não é aceita: medicina, uma vez que, no país, a graduação nessa área não pode ser cursada por estrangeiros.

Para as demais formações, a Universidade de Coimbra desenvolveu uma calculadora para avaliar os resultados do Exame e verificar se a nota atingiu a média exigida pela instituição para concorrer à vaga.


3 - A média é igual para todas as instituições?


Não. Cada universidade em Portugal possui a sua metodologia para avaliar as notas obtidas no ENEM. Por isso, é muito importante que você realize pesquisas sobre as academias, a fim de compreender quais são suas exigências e condições para ingresso. Assim, ficará mais fácil traçar uma estratégia de estudo que auxiliará na conquista da vaga.


4 - Há universidades gratuitas em Portugal?


Não. Diferente do que estamos acostumados no Brasil, as instituições lusitanas são pagas, inclusive as chamadas Universidades Públicas. A diferença é que nas particulares, as taxas são mais altas.
Embora haja uma diferença grande em relação aos valores das Universidades Públicas para as privadas no país, é importante ressaltar que a qualidade de ensino é igual nos dois casos. 


 

5 - É muito caro cursar graduação em uma universidade em Portugal?


É relativo. Tudo vai depender da universidade escolhida. Outro fator importante a ser levado em consideração é que as taxas para estrangeiros são maiores. 
Para um cidadão nativo, que esteja cursando licenciatura ou mestrado em uma universidade pública, ele pagará, por ano, no máximo 697€, pois esse é o limite estipulado pelo governo. Já no caso de estrangeiros, esse valor pode ser até 10 vezes maior. 


6 - É possível conseguir bolsas de estudos em universidades em Portugal sendo estrangeiro?


Sim. Existem diversas opções de bolsas para estudantes estrangeiros no país português. Algumas delas oferecem:

- despesas com hospedagem;
- passagens;
- custo completo da Universidade.


Mas fique atento aos detalhes. Por conta da vasta opção de programas de bolsas para estrangeiros, algumas delas oferecidas pelo próprio consulado, é indicado a realização de pesquisas sobre as instituições, a fim de verificar quais modalidades são oferecidas e o que cada uma engloba. Assim, você evita surpresas com despesas que não estavam previstas.


7 - E o diploma português vale no Brasil?


Não. Mas calma que vamos te explicar como reverter essa situação. Por via de regra, os certificados e os diplomas conquistados em qualquer outro país não são prontamente reconhecidos em território brasileiro. Para que o documento seja validado e você possa exercer sua função, com o respaldo de um título concedido pela conclusão de curso no exterior, é necessário passar por um processo de revalidação do grau, que geralmente é efetuado através da prestação de uma prova de conhecimento específico aprofundado, além de outras fases de avaliação por parte das instituições brasileiras.

 
Para acompanhar nossas dicas e conteúdos sobre Portugal, siga no nosso blog

Precisa de informações para solicitar sua Cidadania Portuguesa? Entre em contato conosco.