Emprego em Portugal: 5 formas práticas de buscar oportunidades
Você sabia que o salário mínimo em Portugal é um dos melhores da Europa? Os 705€ (em 2022) são considerados um dos mais favoráveis para quem busca tentar a vida no continente europeu.
E não para por aí: há colaboradores que recebem praticamente o dobro dessa quantia. Além disso, o mais importante quando se fala em salários em Portugal é que o país paga por 14 meses e não 12.
Sendo assim, nessa conta, o valor mensal ficaria em 822,50€.
Vale ressaltar que o custo de vida em terras lusitanas é muito menor que no Reino Unido, por exemplo. Então, se você pretende arrumar as malas e se mudar para o país dos colonizadores brasileiros, entenda como procurar por emprego em Portugal nas próximas linhas.
5 formas práticas de buscar emprego em Portugal
Listamos abaixo as ferramentas mais utilizadas por candidatos a vagas por meio de sites e agências de emprego. Confira:
Sites:
Carga de Trabalhos (cargadetrabalhos.net) - é um site bastante utilizado por quem é das áreas da comunicação, marketing, design, fotografia, ilustração e artes. Por conta do nicho mais específico, é comum perceber menos quantidade de vagas nesta plataforma do que em outras com vagas mais gerais.
Net Empregos (net-empregos.com) - com centenas de vagas divulgadas por dia, o site torna possível fazer buscas com diversos filtros e categorias. Por exemplo, região e carga horária de preferência.
Sapo Emprego (emprego.sapo.pt) - é conhecido por postar não apenas vagas em Portugal, mas de outros países também. Faça seu registro no site para facilitar a resposta de vagas de interesse.
Alerta Emprego (alertaemprego.pt) - mostra quantas ofertas existem, inclusive a quantidade das publicações mais recentes. Deixa claro por números onde há mais procura.
BEP (bep.gov.pt) - o BEP, Bolsa de Emprego Público, é direcionado a vagas no poder público português. Nesta categoria estão incluídas oportunidades para professores e pesquisadores. Um alerta: para estas vagas, é necessário que a pessoa tenha o Estatuto de Igualdade de Direitos. O site do Ministério das Relações Exteriores traz informações sobre o Estatuto.
IT Jobs - eficaz para vagas em Tecnologia da Informação. Também é possível conferir cursos e eventos relacionados à área, além das vagas de emprego.
Emprego Saúde - a plataforma é totalmente voltada para profissionais da saúde. No entanto, é necessário que o profissional apresente a validação do diploma.
Linkedin - Assim como no Brasil e em diversos países, o Linkedin é uma ferramenta muito utilizada no mundo do trabalho. Utilize a aba Vagas e faça uma pesquisa com os filtros disponíveis. Isso ajuda a localizar a vaga certa. Geralmente, o valor a ser adquirido por ano é informado no anúncio da vaga de Portugal.
Indeed - da mesma forma que o Linkedin, o Indeed é utilizado em diversos países. Desta forma, as vagas anunciadas por dia são inúmeras sendo uma plataforma conhecida pelo alto tráfego de usuários.
5 agências de emprego para você apostar na busca por emprego em Portugal
Listamos abaixo as agências de emprego mais conhecidas por fazer um excelente meio de campo entre empregador e colaborador. Todas são reconhecidas e possuem escritórios em diversos países. O passo inicial de contato pode acontecer no próprio site. Confira:
:: Randstad - randstad.pt
:: ManPower - manpowergroup.pt
:: Talenter - talenter.com
:: Adecco - adecco.pt
:: Kelly Services - kellyservices.pt
Leia também: Como brasileiros podem ingressar em universidades de Portugal?
Tipo de currículos
Agora que você já sabe por onde começar, lembre-se de que o formato do seu currículo será outro ponto forte a ser considerado por recrutadores.
O modelo “Europass” é um dos mais valorizados em Portugal.
Existe um site oficial para que você monte seu currículo de forma intuitiva. O site permite escolher o idioma e tornou-se muito útil para padronizar informações de cidadãos que residem na Europa. Neste link é possível conferir como funciona o site Europass.
Com cidadania é mais fácil conseguir emprego em Portugal
Conseguir emprego com um passaporte europeu é ainda mais fácil já que você não vai precisar de visto e nem de tanta burocracia. Nós, da Porto Cidadania, podemos auxiliar você em cada detalhe na busca pelo direito de ser um cidadão europeu.
Com escritórios em Portugal e no Brasil, proporcionamos a busca e preparação dos documentos na Europa, o que garante maior agilidade. Fale conosco.