Passaporte europeu abre portas do mercado de trabalho em Portugal para brasileiros
Entenda como o passaporte europeu abre as portas para o mercado de trabalho em Portugal.
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) revelou que mais de 419 mil pedidos de cidadania foram concedidos a brasileiros entre 2012 e 2022. Muitos deles estavam em busca de trabalho em Portugal.
Em 2024, o SEF espera que esse número chegue a 500 mil, à medida que as relações diplomáticas entre as duas nações se fortalecem. Isso resulta em mais oportunidades de estudo e desenvolvimento profissional para cidadãos brasileiros e portugueses.
Com dificuldade para preencher todas as vagas abertas internamente, Portugal incentiva a contratação de estrangeiros, especialmente vindos do Brasil.
Estes candidatos, por sua vez, sentem-se à vontade em aceitar oportunidades em um país estrangeiro com o mesmo idioma oficial e cultura semelhante.
Para quem deseja internacionalizar a carreira, Portugal é um destino seguro e com muitas possibilidades para o futuro.
Afinal, o passaporte europeu permite a livre circulação e entrada em mais de 190 países, além da oportunidade de morar, estudar e trabalhar nas 27 nações que fazem parte da União Europeia.
Se você está pensando em procurar trabalho em Portugal, este artigo é para você!
Como a cidadania portuguesa ajuda brasileiros a encontrar oportunidades de trabalho em Portugal
A população portuguesa está envelhecendo, uma tendência que está se repetindo em várias nações europeias.
Essa questão demográfica resulta na falta de mão de obra para preencher as demandas de trabalho em vários setores econômicos, sobretudo no âmbito de tecnologia e serviços.
Como a cidadania portuguesa é concedida via descendência, Portugal incentiva a concessão do passaporte para quem tem o direito, mas reside em outras nações. Basta cumprir as exigências e comprovar a descendência para garantir o passaporte português.
Trata-se de um estímulo para que filhos, netos e bisnetos portugueses retornem ao país lusitano e passem a integrar a força de trabalho nacional.
Brasil: mais de 25 milhões com direito à cidadania portuguesa
Estima-se que há mais de 25 milhões de pessoas com o direito à cidadania portuguesa residindo no Brasil, um número que supera a população lusitana em duas vezes e meia.
Diante de tantas oportunidades, o passaporte europeu faz a diferença na vida de profissionais que desejam internacionalizar suas carreiras e buscar novos desafios, como em multinacionais.
A implementação do regime remoto também abre espaço para que brasileiros encontrem trabalho em Portugal. O documento faz com que as atividades sejam executadas dentro da legalidade e com remuneração na moeda correspondente, neste caso, o Euro.
Afinal, o trabalho formal garante que o profissional cumpra todos os seus deveres, como o recolhimento de impostos previdenciários, e oferece toda a proteção que ele precisa.
Leia mais
Emprego em Portugal: 5 formas práticas de buscar oportunidades
Profissões com mais oportunidades em Portugal: saiba quais são
Portugal oferece muitas vantagens para a internacionalização profissional em diversos setores, sendo os seguintes os mais procurados:
• Tecnologia: o domínio no desenvolvimento de aplicativos, programação e vendas de sistemas abre muitas portas em Portugal e na Europa;
• Serviços: sempre há uma alta demanda na área de hotelaria e turismo, o que configura um ambiente dinâmico e estimulante para quem atua nesses setores;
• Construção Civil: o país também tem uma alta demanda no setor de infraestrutura e edificação de novos prédios;
• Arquitetura: para preservar os inúmeros sítios históricos, essa é uma área promissora;
• Historiadores e curadores de museu: pela mesma razão acima, os profissionais capazes de proteger o patrimônio histórico português são muito procurados e reconhecidos;
• Pesquisadores de Humanidades e Exatas: sendo berço de importantes centros de pesquisa, como a Universidade do Minho e a Universidade de Coimbra, Portugal oferece bolsas e incentivos para acadêmicos;
• Marketing: a abertura de vagas remotas abre um leque de opções para redatores, gestores de tráfego, especialistas em branding e outras vertentes da área.
É imprescindível que o profissional tenha domínio da língua inglesa para competir por estas vagas.
Possuir a cidadania portuguesa também é um grande diferencial para quem está em busca de emprego em empresas multinacionais.
O documento permite que os empregadores mantenham o contato laboral dentro da legalidade, além do cumprimento das normas fiscais e previdenciárias do país.
Saiba mais
5 cidades de Portugal com mais brasileiros
Mercado de trabalho em Portugal: as vantagens da internacionalização profissional
A internacionalização profissional oferece uma série de vantagens para aqueles que buscam ampliar suas carreiras e horizontes:
• A exposição a desafios e perspectivas internacionais permite que o profissional desenvolva soft skills, como adaptabilidade, comunicação, capacidade de solucionar problemas e pensamento estratégico;
• A internacionalização também amplia a rede de contatos para além das fronteiras, o que abre espaço para futuras oportunidades de trabalho e colaboração;
• Trabalhar internacionalmente ainda permite que o profissional tenha uma melhor qualidade de vida ao acessar maiores salários e benefícios, além de maior flexibilidade e liberdade;
• A experiência internacional é frequentemente valorizada pelos empregadores, tornando você mais competitivo no mercado de trabalho interno e externo.
Viver no exterior é uma experiência gratificante que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional. Possuir a dupla cidadania é um grande facilitador nesta jornada.
Se a internacionalização da carreira é um dos seus objetivos e se você é detentor do direito, fale com a Porto Cidadania.
Quero solicitar a minha cidadania portuguesa.