Dicas

Restaurantes portugueses: confira a lista com os 10 melhores do país

Comida portuguesa tradicional

Os restaurantes portugueses são uma iguaria à parte quando você estiver conhecendo Portugal. De pratos locais até delícias da culinária internacional, existem opções para todos os gostos e tipos de orçamento.

Se o que você procura, no entanto, é uma experiência diferenciada, existem opções que vão proporcionar histórias para a vida toda e criar memórias inesquecíveis da sua viagem pelo país lusitano.

Foi pensando nisso que a Porto preparou este conteúdo com os 10 melhores restaurantes de Portugal, para você saborear uma refeição como nenhuma outra.


 

Como os melhores restaurantes portugueses foram escolhidos?
 

Quando se trata de comida, o gosto varia entre cada pessoa e às vezes fica difícil chegar em consenso sobre o que é melhor. Com os restaurantes portugueses isso não é diferente.

Para criar uma lista fidedigna, contudo, existem premiações renomadas que podem ser usadas como filtro. A principal delas é o Guia Michelin, que premia apenas os melhores dos melhores com suas estrelas, atestando a qualidade e o sabor desses estabelecimentos.

A seguir, elencamos os 10 melhores restaurantes portugueses em 2024, de acordo com o Guia Michelin.

 

1. Antiqvvm (Porto)
 

Para quem estiver passeando pela cidade do Porto e busca uma experiência de elite em forma de refeição, o Antiqvvm é uma parada obrigatória. Com duas estrelas Michelin e instalado em um pequeno palácio com vista para o charmoso rio Douro, este restaurante combina o charme da arquitetura clássica com uma cozinha moderna e inovadora. 

O Chef Vítor Matos é o responsável pelo Antiqvvm, sendo conhecido por reinterpretar os sabores tradicionais portugueses com um toque contemporâneo. O menu do restaurante valoriza refeições preparadas com produtos locais de alta qualidade, destacando o sabor de ingredientes como peixes e mariscos.

Conseguir uma mesa no Antiqvvm pode ser difícil, especialmente durante a alta temporada europeia. Por isso, é recomendado que você faça reserva com antecedência pelo site oficial.


2. Alma (Lisboa)
 

O Alma fica localizado em Lisboa e é mais um na lista de restaurantes portugueses com duas estrelas Michelin. O estabelecimento é de alta gastronomia e um dos mais reconhecidos de Portugal. 

O responsável pelo Alma é o Chef Henrique Sá Pessoa, conhecido por sua abordagem moderna da gastronomia portuguesa, misturando influências internacionais com a tradição de pratos locais.

A cozinha do Alma é sofisticada, então se você gosta de pratos que usam tanto frutos do mar quanto alimentos da terra, conhecer o restaurante é uma ótima alternativa na capital portuguesa. 

O restaurante é bastante procurado em qualquer época do ano, portanto, o recomendado é fazer sua reserva online pelo site oficial do Alma.


3. Belcanto (Lisboa)


Continuando a seleta lista de restaurantes portugueses com duas estrelas Michelin, temos o Belcanto, também em Lisboa. Quem comanda a cozinha é o Chef José Avillez. 

Situado no bairro do Chiado, o Belcanto é conhecido por sua cozinha que reinventa pratos tradicionais portugueses de uma maneira sofisticada. As especialidades da casa são o carabineiro grelhado e o cabrito assado.

O restaurante atende apenas mediante reservas, por isso, se você pensa em saborear uma refeição no local precisa escolher data, horário e quantidade de pessoas no site do Belcanto.


4. Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira)
 

Se você nunca ouviu falar sobre a cidade de Leça da Palmeira, agora tem um motivo para visitar o local. Lá é lar da Casa de Chá da Boa Nova, uma obra de arte arquitetônica projetada por Álvaro Siza Vieira, um dos arquitetos mais renomados de Portugal.

Com duas estrelas Michelin, o Chef Rui Paula entrega uma experiência gastronômica memorável para os clientes que apreciam frutos frescos do mar. 

A Casa de Chá da Boa Nova é a mais popular da cidade e fica à beira-mar, proporcionando um ambiente único. Por conta da alta procura típica de um restaurante com estrela Michelin, faça sua reserva com a máxima antecedência possível, diretamente no site.

 

5. Il Gallo d’Oro (Funchal)
 

Funchal, na ilha da Madeira, reserva mais do que paisagens espetaculares. O restaurante Il Gallo d’Oro, comandado pelo chef Benoît Sinthon, tem duas estrelas Michelin e é conhecido por sua gastronomia mediterrânea, combinando sabores do mar e da terra.

Pratos como o filete de peixe espada e o pato com figos são criações que mesclam a riqueza dos produtos locais com toques mediterrâneos e franceses.

A Ilha da Madeira é um local bastante movimentado durante o ano todo, então para garantir a sua mesa é melhor fazer a reserva online no site do Guia Michelin, na página do II Gallo d’Oro.


6. Ocean (Alporchinhos)
 

O restaurante Ocean, situado no Vila Vita Parc Resort em Alporchinhos, no sul de Portugal, é comandado pelo chef Hans Neuner e também possui duas estrelas Michelin. 

O restaurante oferece uma vista espetacular sobre o oceano Atlântico. A proximidade com o mar também reflete nos pratos do cardápio, sendo os mais populares o turbot e o lagostim.

A reserva para o restaurante pode ser feita diretamente no site oficial do Ocean.

 

7. The Yeatman (Vila Nova de Gaia)
 

O The Yeatman, situado em Vila Nova de Gaia, no Porto, é um restaurante que fica dentro do hotel de luxo de mesmo nome e detém duas estrelas Michelin. A liderança da cozinha é do renomado Chef Ricardo Costa e o Yeatman é conhecido pela sua sofisticação.

Os pratos do The Yeatman exploram a culinária portuguesa tradicional, mas com toques modernos. O restaurante é famoso tanto por seus peixes quanto carnes vermelhas, sendo o robalo e o cabrito duas especialidades da casa.

As reservas para o restaurante podem ser feitas na página do The Yeatman. Caso você também queira uma experiência de alto nível durante a sua estadia em Portugal, recomendamos que também fique hospedado no hotel.

 

8. Vila Joya (Albufeira)
 

Situado em Albufeira, na costa do Algarve, o Vila Joya é mais um dos restaurantes que ficam dentro de hotéis de luxo. Ele é um dos mais prestigiados de Portugal, com duas estrelas Michelin. 

O Chef Dieter Koschina é o principal responsável pela cozinha e traz uma abordagem europeia contemporânea aos pratos, utilizando tanto ingredientes locais quanto internacionais nas composições.

O menu do Vila Joya tem pratos de diversos países europeus, mas o destaque vai para o foie gras e o lavagante, que prometem sabores inesquecíveis para o paladar.

Reservas são obrigatórias mesmo para hóspedes do hotel e podem ser feitas pelo site do restaurante Vila Joya.

 

9. Two Monkeys (Lisboa)
 

O Two Monkeys, em Lisboa, é um restaurante novo a aparecer no Guia Michelin, conquistando a sua primeira estrela em 2024. Liderado pelo Chef Miguel Correia, o local se destaca pela cozinha inovadora e sustentável.

A especialidade do Two Monkeys são pratos criativos com foco em ingredientes sazonais e sustentáveis. O atum braseado e o pato confitado são duas iguarias da casa.

Para não arriscar ficar sem uma mesa, o ideal é fazer a reserva com o máximo de antecedência pelo site do Two Monkeys.

 

10. Desarma (Funchal)
 

O Desarma, situado no Funchal, na Ilha da Madeira, é outro restaurante que entrou no Guia Michelin em 2024, com uma estrela. Comandado pelo Chef João Gouveia, o Desarma aposta na simplicidade e na autenticidade dos sabores da ilha.

A principal especialidade do restaurante são os pratos com frutos do mar, como o peixe espada preto com banana e o polvo grelhado, que realçam os sabores da ilha.

As reservas podem ser feitas diretamente pelo site do Desarma, com o máximo de antecedência possível para garantir a sua mesa.


Desbrave Portugal com a sua cidadania portuguesa
 

Além dos restaurantes citados aqui, Portugal também reserva outras inúmeras opções gastronômicas para todos os gostos e orçamentos, de norte a sul do país.

Se você conhecer o país apenas como turista, talvez não dê tempo de fazer tudo o que deseja, mas para isso existe uma solução.

Filhos, netos e cônjuges de cidadão português têm direito à cidadania portuguesa. Com ela, é possível morar, estudar, trabalhar e desbravar Portugal com os mesmos direitos que qualquer cidadão nativo.

Entre em contato com a Porto Cidadania Portuguesa e dê o primeiro passo para mudar de vida!